Procurar por:

Sobre a Resina Epóxi

A resina epóxi foi descoberta pelo Dr. Pierre Castan, em Basiléia, na Suíça, na década de 1930. Existe, portanto, há mais de 90 anos e é uma das famílias de plástico de maior sucesso.

A resina epóxi é derivada da reação química de duas substâncias derivadas do petróleo: bisfenol-a + epicloridrina. Seu estado físico pode ser alterado de um líquido para um sólido de alto ponto de fusão, o que significa que uma grande variedade de materiais com propriedades únicas pode ser feita.

Em casa, você os encontra em latas de refrigerantes e embalagens especiais, onde são usadas como revestimento para proteger o conteúdo e manter o sabor. 

A resina epóxi é um produto muito importante na fabricação e no acabamento de artesanatos e móveis ou na aplicação de revestimentos, seja em um piso residencial, estabelecimento comercial ou industrial.

A resina epóxi é amplamente utilizada em vários segmentos da indústria mundial, tais como:

  • Tintas e vernizes: revestimentos de latas e tambores, tanques, revestimentos em ambientes corrosivos, navios, barcos;

  • Adesivos/colas: na colagem de diversos substratos, como madeira, alumínio, porcelana e metais;

  • Elétrica: em transformadores para geração/medição e distribuição na fabricação de isoladores e buchas uso externo;

  • Modelação e ferramentaria: na produção de moldes e peças técnicas;

  • Construção civil: na colagem de concreto e ou borrachas de juntas de dilatação, revestimento de piso de concreto, seja pintura ou autonivelante (porcelanato líquido);

  • Compósitos de alta performance: na fabricação de laminados para energia eólica, pás, na construção de fuselagens e partes de aviões e helicópteros, na construção de barcos e catamarãs, pranchas de surf, skate, sky, bicicletas, materiais esportivos em geral.

  • Eletrônica: no encapsulamento de placas de circuito impresso;

  • Decorativos: fabricação de tampos de mesa de madeira, artesanatos em geral, revestimentos de pisos 3D monolíticos (sem juntas) como o porcelanato líquido.

APLICAÇÕES DA RESINA EPÓXI

As resinas epóxi são de particular interesse em aplicações estruturais compostas, porque fornecem:

  • Equilíbrio único de propriedades químicas, mecânicas e extrema versatilidade de processamento. 

NÃO IRIA COMENTAR

…MAS VOCÊ PRECISA SABER…

Todos os meses… (Para não dizer toda a semana)… Surgem novas marcas de resinas no mercado Brasileiros. Isso é muito bom….

O que você precisa saber que cada marca de resina tem seus próprios padrões de desenvolvimento das resinas (Formulação Química) e aplicações

Logo não existe um padrão de proporção dos componentes A/B entre as marcas de resina no BRASIL.

Exemplo: 

A marca de resina (x) tem a proporção de uso da sua resina entre o componente A/B, 2 partes de (Componente A – Resina) X  (1 parte B – Endurecedor). Ou seja 2/1.

A marca de resina (y) tem a proporção de uso da sua resina entre o componente A/B, 3 partes de (Componente A – Resina) X  (1 parte B – Endurecedor) Ou seja 3/1

A marca de resina (z) tem a proporção de uso da sua resina entre o componente A/B, 9 partes de (Componente A – Resina) X  (1 parte B – Endurecedor) Ou seja 9/1

Também não existe um padrão de tempo de mistura dos componentes, algumas marcas de resina recomenda de 2 a 3 minutos de misturas e outras recomendam 5 a 10 minutos